Array

Sobre a Iniciativa


1. Enquadramento

A iniciativa “Por um Turismo Sustentável” nasce em 2017 como uma medida financiada pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), um programa financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que tem como objetivo a promoção de medidas que visam melhorar a eficiência no consumo de eletricidade em unidades Hoteleiras de 3 ou mais estrelas situadas em Portugal.

Esta medida é promovida pela ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e conta como parceira a AHP - Associação da Hotelaria de Portugal.

Findo o período de implementação da medida, iniciativa “Por um Turismo Sustentável” tem a vocação de continuar o seu percurso para promover um setor turístico comprometido com a sustentabilidade, a eficiência energética e a poupança de recursos.

2. Objetivos da Iniciativa

Sendo a eletricidade a principal fonte de energia utilizada em 99% dos empreendimentos turísticos (Turismo de Portugal, 2013), esta iniciativa visa a redução dos consumos de energia elétrica das unidades hoteleiras aderentes e, por conseguinte, a redução dos seus custos operacionais e impacto no meio.

A iniciativa “Por um Turismo Sustentável” propõe um conjunto de ações que visam a racionalidade do uso de energia pelas unidades hoteleiras e por parte dos respetivos hóspedes. Pretende-se que o resultado das medidas a implementar (utilização mais racional de energia) tenha um carácter duradouro e cada vez sejam mais os hotéis aderentes. Com esta iniciativa “Por um Turismo Sustentável” pretende-se também valorizar as unidades hoteleiras e os próprios hóspedes que adotem comportamentos mais racionais do ponto de vista energético.

3. Beneficiários

Os beneficiários desta iniciativa são 20 empresas do setor hoteleiro com 3 ou mais estrelas.

Findo o período de implementação da iniciativa, as metodologias e ferramentas desenvolvidas são disponibilizadas a todo o setor.

4. Ações desenvolvidas

A iniciativa “Por um Turismo Sustentável” desenvolve um conjunto de ações que visam a promoção da eficiência energéticas das unidades hoteleiras abrangidas:

  • Diagnósticos energéticos e desenvolvimento de planos de ação, identificando medidas de eficiência energética e quantificando ganhos e custos;
  • Apoio na implementação das medidas de eficiência energética identificadas;
  • Desenvolvimento de ferramenta para monitorização da implementação de medidas e ganhos energéticos resultantes;
  • Formação em eficiência energética, direcionada para o setor hoteleiro;
  • Desenvolvimento, atribuição e disseminação de um galardão que reconheça e valorize a boa performance energética dos hotéis galardoados;
  • Desenvolvimento de guia de boas práticas energética para o setor hoteleiro;
  • Desenvolvimento de uma aplicação para promoção da eficiência energética junto dos utilizadores dos hotéis.