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RESULTADOS


Por um Turismo Sustentável realizou auditorias energéticas para analisar o consumo de eletricidade em 20 unidades hoteleiras localizadas nos concelhos de Lisboa, Setúbal, Palmela, Sesimbra, Cascais e Almada.

Estes são alguns dos dados obtidos e das medidas de eficiência energética identificadas:

ENQUADRAMENTO

20 hotéis aderentes: Hotel do Sado Business & Nature, Sesimbra Hotel & SPA, SANA Sesimbra Hotel, Hotel do Mar, Escola de Hotelaria (Eleven School Hotel), Hotel Casa Palmela, Luna Esperança Centro Hotel, Montado Hotel & Golf Resort, Novotel Setúbal, Villa 3 Caparica, Lux Lisboa Park Hotel, Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, The Vintage Hotel & Spa, Hotel do Chiado, Hotel Real Palácio Lisboa, Estoril Eden, Ibis Styles Lisboa Centro Liberdade, Hotel Real Oeiras, Hotel Occidental Lisboa, Lux Lisboa Park Hotel
Nº anual total de hóspedes: 1.051.982
Nº total de quartos: 1.614

CONSUMO GLOBAL

  • Consumo de eletricidade: 64%
  • Consumo de gás: 36%
  • Consumo anual de energia: 31,8 GWh
  • Consumo anual de eletricidade: 20,2 GWh
  • Custo total da energia consumida: 2.763.417,56 €
  • Custo médio diário com energia por unidade hoteleira: 378,55 €
     

PRINCIPAIS CONSUMIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA

Equipamento / Setor Ocorrências
Chiller 12
Bombagem 10
AVAC 3
Cozinha 3
Bomba de calor 2
AQS 2
Iluminação 1
Quartos 1
Circ. Emergência 1
Lavandaria 1
SPA 1

  

Consumo em Período noturno

Período noturno: 0:00 às 6:00

Potência média absorvida em período noturno comparado com período diurno: 68%

  • Máximo: 89 %
  • Mínimo: 58 %

Energia elétrica absorvida em período noturno: 4,1 GWh

Enorme potencial de poupança na redução dos consumos em período noturno.


INDICADORES

Valor médio Máximo Mínimo
kWh/hóspede 36,3 kWh 97,4 kWh 19,5 kWh
kWh/quarto 64,4 kWh 168,7 kWh 34,5 kWh
€/quarto utilizado 6,93 € 13,34 € 2,93 €
€/quarto disponível 5,25 € 9,84 € 2,44 €


Medidas identificadas

Medida Ocorrências Investimento por medida Redução total anual dos consumos Redução total anual dos custos Payback [anos]
Deslastre de cargas 6 2.550,00 € 340.219 kWh 41.867,00 € 0,4
Implementação de um sistema de gestão técnica centralizada 8 a definir 1.080.546 kWh 114.737,00 €
Instalação de um sistema de produção de energia elétrica para autoconsumo 12 74.416,67 € 1.579.593 kWh 172.147,95 € 5,2
Otimização do sistema de gestão técnica centralizada existente 3 a definir 1.079.378 kWh 94.125,00 €
Substituição de equipamentos de climatização por outros de maior eficiência 2 32.500,00 € 93.823 kWh 10.856,61 € 6,0
Substituição de equipamentos de iluminação por outros do tipo LED 2 6.759,50 € 71.471 kWh 7.937,00 € 1,7
  • Total do investimento identificado: 936.819,00 €
  • Redução de consumo: 4 GWh (12 % do total de energia consumida)
  • Redução anual dos encargos com energia: 412.988,15 €
  • Payback global: 4,2 anos

Testemunho

Como Hoteleiros temos de estar cada vez mais atentos aos gastos que realizamos diariamente, nomeadamente em água, gás e eletricidade. Não só por questões financeiras, mas também por uma questão de sustentabilidade do nosso Hotel, e do nosso meio ambiente. Foi esta preocupação que nos levou a participar no Projeto Por Um Turismo Sustentável conduzido pela ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Com as informações disponibilizadas pela ENA, tanto a nível de conhecimento como através da auditoria energética realizada no nosso Hotel, foi possível identificar os locais e os equipamentos com maior consumo energético, e desta forma reduzir o desperdício energético que não identificámos até esse momento.

A atuação crucial da ENA permitiu ao nosso Hotel realizar uma poupança efetiva de eletricidade, reduzindo a fatura de energia em 15% comparada aos períodos homólogos de anos anteriores, sem investirmos qualquer valor financeiro.

Foi incrível compreendermos que apenas a mudança de comportamentos do Hotel, como desligar equipamentos nos momentos em que não são necessários, ou aproveitar a temperatura exterior para refrigerar as áreas do Hotel, são capazes de um impacto tão significativo na gestão energética do Hotel.

Pedro Miguel Pereira
Responsável de Manutenção Novotel